Eu li #2 - A Culpa é das Estrelas


Autor(a): John Green
Título Original: The Fault in Our Stars
Série: -
Editora: Intrínseca
Páginas: 288
Sinopse: A culpa é das estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas.

Inspirador, corajoso, irreverente e brutal, A culpa é das estrelas é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar.


O que falar sobre A Culpa é das Estrelas? Confesso que essa é uma pergunta muito difícil, pois tudo o que eu consigo pensar é que esse livro é um livro lindo. Mas como assim? Lindo? Como um livro de dois jovens com câncer pode ser lindo? Simples, um livro para ser lindo não precisa ser alegre, cheio de arcos-íris e com pessoas sorrindo durante toda a história. O livro é lindo porque nos faz rir, chorar, refletir. Nos faz ter um turbilhão de emoções, talvez seja porque mesmo com tudo que os personagens passam eles ainda conseguem sorrir, fazer piadas, fazer piadas com sua doença, fazer piadas com o câncer, se bem que isso ao ouvido de alguns pode não soar bem, mas vamos ser honestos, não importa a situação que você se encontra, tudo será mais fácil se você levar a vida com alegria, com bom humor, e é isso que encontramos durante as páginas desse livro.
"[...] Estou apaixonado por você, e sei que o amor é apenas um grito no vácuo, e que o esquecimento é inevitável, e que estamos todos condenados ao fim,e que haverá um dia em que tudo o que fizemos voltará ao pó, e sei que o Sol vai engolir a única Terra que podemos chamar de nossa, e eu estou apaixonado por você."
Em A Culpa é das Estrelas, John Green conta a história de Hazel Grace, uma garota que aos 13 anos descobre ter câncer diagnosticado como estado terminal, mas que por algum milagre, sobrevive há três anos nesta situação. Hazel adora ler, seu livro favorito é Uma Aflição Imperial, do autor Peter Van Houten.

Hazel começa a frequentar um grupo de apoio ao câncer, e lá conhece Augustus Waters, dezessete anos, ex-jogador de basquete e que sofre de osteossarcoma, o que o levou a perder uma perna há um ano e meio, mas que só está no grupo acompanhando seu amigo Isaac.

Com o passar das páginas, Hazel indica seu livro favorito, UAI, para Augustus. Como o livro não tinha final, e muito menos uma continuação, Hazel passou boa parte de sua vida mandando cartas para o autor, mas nunca recebeu nada em resposta. Após Augustus terminar de ler o livro, ele envia um e-mail e para o autor que logo foi respondido, com isso, os garotos resolvem se aventurar em uma viagem a Holanda, claro que com a supervisão da mãe de Hazel.

A viagem não sai exatamente como o esperado, mas mesmo assim, eles tiveram uma aventura com direito a visita ao Anne Frank Museum Amsterdam, champagne e algumas coisas a mais.
Estou apaixonado por você e não quero me negar o simples prazer de compartilhar algo verdadeiro. Estou apaixonado por você, e sei que o amor é apenas um grito no vácuo, e que o esquecimento é inevitável, e que estamos todos condenados ao fim, e que haverá um dia em que tudo o que fizemos voltará ao pó, e sei que o sol vai engolir a única Terra que podemos chamar de nossa, e eu estou apaixonado por você.
Fiquei muito feliz com a notícia de que o livro seria adaptado para o cinema, feliz, porém apreensivo, afinal, nos dias de hoje tudo está virando filme e nem sempre conseguimos ver nas telonas o que se passou em nossa mente, espero que com A Culpa é das Estrelas isso não aconteça, pois o livro foi escrito de uma maneira que não precisa de alteração para virar filme, ele simplesmente acontece de uma forma tão Hollywoodana que conseguimos imaginar todas as cenas em nossa cabeça, inclusive a trilha sonora.

Enfim, o livro é narrado em primeira pessoa, uma narrativa muito gostosa e faz com que você não queira largar o livro nunca mais. John conseguiu me conquistar de um jeito que eu não imaginava que seria possível, provocou todos os tipos de emoções e conquistou um espaço enorme no meu coração. O livro é um romance para aqueles que gostam de romance, e para aqueles que não gostam também.

O livro recebe cinco caveirinhas e com certeza merece ser recomendado.


11 comentários:

  1. Esse livro é fantástico, sou super apaixonada por ele. Tanto que acabei comprando tudo que tinha do John Green, ahahaha *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Do John eu só li A Culpa é das Estrelas, mas já comprei meu Will Grayson, Will Grayson que deve estar chegando. Em breve quero comprar os outros.

      Excluir
  2. Deixa eu dizer... Eu fiquei em uma ressaca literária de praticamente um mês inteiro depois que li esse livro. rsrsrs
    Eu sou muito emotiva, e quando o li, fiquei chorando por horas na beira da praia olhando pro mar. Prometi pra mim mesma que antes de ler qualquer coisa desse estilo, iria pensar bem antes de fazer. rsrsrsrsrs
    Mas ainda assim, foi uma leitura maravilhosa de gratificante. Quero ler mais livros do autor, que tende a ser ótimo escrevendo sobre adolescentes. Estou com Teorema Katherine, mas queria Quem é você, Alasca? antes.
    Maravilhosa resenha!!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fiquei com uma ressaca literária imensa depois que li esse livro.

      Realmente preciso comprar os outros livro do John.

      Muito obrigado flor.

      Excluir
  3. Cara, eu chorei horrores lendo esse livro. Tipo, parecia que eu tinha cheira pimenta e tals, haha.
    Concordo com todos os adjetivos que você usou para definir a obra. Ela é maravilhosamente sensancional :)

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrs.

      Eu chorei dentro do metrô lendo esse livro, foi no mínimo constrangedor, sério.

      Excluir
  4. Eu acho que esse livro é bem tocante, entende?
    Ana.
    http://umlivroenadamais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro esse livro! De paixão! E o que você falou sobre o fato de que algo não precisa ser bonitinho para ser belo, me lembrou um conceito que eu aprendi em uma cadeira na faculdade. Muito bem colocado.
    Adorei a resenha também.
    Beeijo
    http://estoriasdacarter.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho muito difícil achar alguém que não gostou desse livro. rsrs
      Muito obrigado flor.

      Excluir
  6. Eu amo esse livro. AMO! AMO! AMO!

    Chorei durante dias por causa dela e depois fiquei com uma baita ressaca literária. Amei os personagens, a narrativa, cada momentinho me transformou em uma apaixonada pelo Gus, Hazel e seu universo.

    Parabéns pela resenha, você não poderia descrever o livro de maneira melhor.

    Beijos.
    Vida de Bookaholic

    ResponderExcluir

 






© TALKING ABOUT EVERYTHING 2012 - 2013 | DESIGN POR WELLYSON GOMES | POWERED BY BLOGGER