Eu Li #11 - Quem é Você, Alasca?

Autor(a): John Green
Título Original: Looking For Alaska
Série: -
Volume: -
Editora: WMF Martins Fontes
Páginas: 229
Sinopse: Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao "Grande Talvez".



Todos já devem ter percebido que John Green virou referência quando o assunto é YA, e que sua escrita é extremamente contagiante e encantadora, transformando qualquer leitura em uma montanha-russa de emoções.
"Você realmente leu todos aqueles livros em seu quarto?"
Ela riu. "Não, é claro que não! Talvez tenha lido um terço daquilo. Mas vou ler todos. Eu os chamo de Biblioteca da Minha Vida. Desde pequena, percorro as vendas de garagem em busca de livros que pareçam interessantes. Então estou sempre lendo algum livro. Mas há tanta coisa para se fazer: tantos cigarros para fumar, tanto sexo para fazer, tantos balanços para balançar. Terei mais tempo para os livros quando ficar velha e chata." p.20
O livro conta a história de Miles (ironicamente apelidado de Gordo) , um garoto da Flórida, que não tem uma personalidade forte e que coleciona últimas palavras, isso mesmo, aquelas ditas nos últimos momentos de um indivíduo.

Miles que nunca foi rodeado de amigos, decide então ir para a escola interna onde seu pai estudou, Culver Creek, em busca de seu Grande Talvez. Lá, Gordo é apresentado a Chip Martin (Coronel), seu colega de quarto, que mais a frente, irá apresenta-lo a enigmática Alasca Young.

Guiado por seus mais novos amigos, Miles é apresentados a novos mundos e experiências, como beber, fumar, ter um amor platônico e ainda uma experiência de quase morte.

O livro nos apresenta a personagens cheios de questionamentos, onde cada decisão terá consequências diferentes na vida de cada um deles. 

A história toda gira em torno de Alasca, mesmo não sendo a protagonista, a garota impulsiva, sensual, descolada e intensamente autodestrutiva, além de fornecedora de produtos ilícitos dentro da escola, também é o centro de todos os principais acontecimentos do livro.
"Por que você fuma tão depressa?", perguntei.
Ela me olhou e abriu um sorriso largo, e um sorriso assim tão largo em seu rosto estreito talvez lhe desse um ar meio tolo não fosse a inquestionável elegância de seus olhos verdes. Ela sorriu com todo o encantamento de uma criança na noite de Natal e disse: "Vocês fumam par saborear. Eu fumo para morrer". p.45
 John traz em Quem é Você, Alasca? a mesma narração que estamos acostumados, cativante, irreverente, engraçada e cheia de listas,conseguindo entrar na cabeça de um adolescente como nenhum outro autor conseguiu, e transformando as dúvidas, inseguranças e descobertas de Miles em algo tão real, que nos dá a impressão que a história está sendo narrada pelo próprio.

O fato do livro ser dividido em duas partes, onde um acontecimento separa a vida desses adolescente em um pré e um pós, faz com que o livro seja devorado em uma velocidade incrível, já que na primeira parte temos uma contagem regressiva, e a cada página lida a ansiedade para descobrir o que irá acontecer quando contador chegar a zero só aumenta.

A capa do livro conta com uma combinação de cores muito agradável, misturando o creme com o verde, porém temos também uma Alasca que não se parece muito com a que criamos em nossa mente durante a leitura, por isso acho que deveriam ter optado por algo mais neutro e simples, combinando com o clima proposto pelo autor.
A diagramação também é bem simples, contando apenas com duas páginas diferenciadas, que é onde se encontram as divisões de partes.
Simples assim. De centenas de quilômetros por hora ao repouso em um nanossegundo. Eu queria tanto me deitar ao lado dela, envolvê-la em meus braços e adormecer. Não queria transar, como nos filmes. Nem mesmo fazer amor. Só queria dormir com ela no sentido mais inocente da palavra. Mas eu não tinha coragem. Ela tinha namorado. Eu era um palerma. Ela era apaixonante. Eu era irremediavelmente sem graça. Ela era infinitamente fascinante. Então voltei para o meu quarto e desabei no beliche de baixo, pensando que, se as pessoas fossem chuva, eu era garoa e ela, um furacão. p.91
 Quem é Você, Alasca? com certeza superou minhas expectativas, porém como o livro é cheio de pontos altos, o final acabou me decepcionando um pouco, mas irá levar quatro caveiras e já pode entrar na sua próxima meta de leitura.

4 comentários:

  1. LFA é muito fofo na minha opinião, eu adorei. Inclusive adorei a resenha tbm rs ><
    http://oh-cherry.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Depois dessa resenha fiquei com vontade de ler kk

    http://se7endevils.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom saber que despertei a vontade de leitura de alguém... Espero que goste do livro do mesmo jeito que eu gostei.

      Excluir

 






© TALKING ABOUT EVERYTHING 2012 - 2013 | DESIGN POR WELLYSON GOMES | POWERED BY BLOGGER