Eu li #1 - Morte Súbita


Autora: J. K. Rowling
Título Original: The Casual Vacancy
Série: -
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 504
Sinopse: Quando Barry Fairbrother morre inesperadamente aos quarenta e poucos anos, a pequena cidade de Pagford fica em estado de choque. A aparência idílica do vilarejo, com uma praça de paralelepípedos e uma antiga abadia, esconde uma guerra. Ricos em guerra com os pobres, adolescentes em guerra com seus pais, esposas em guerra com os maridos, professores em guerra com os alunos… Pagford não é o que parece ser à primeira vista. A vaga deixada por Barry no Conselho Distrital logo se torna o catalisador para a maior guerra já vivida pelo vilarejo. Quem triunfará em uma eleição repleta de paixão, ambivalência e revelações inesperadas?

Depois de passar seu aniversário de casamento dentro de seu quarto escrevendo um artigo sobre Kriystal Weedon para a para a Gazeta de Yarvil e Adjacências, Barry finalmente resolve levar sua esposa Mary para jantar no Birdie, o restaurante do clube de golfe que ele frequentava.

Ao chegar ao restaurante algo inesperado acontece, Barry sofre um aneurisma no estacionamento do clube, nada pode ser feito, ele morre instantaneamente deixando dor no coração de grande parte da cidade. Essa morte pega todos de surpresa, Fairbrother que sempre foi um homem engraçado, forte, inteligente e amigo, agora não estava mais lá para ajudar a tomar as decisões importantes do conselho da cidade. Sua morte muda completamente as relações entre os moradores da cidade e deixa uma vaga aberta no Conselho Distrital, essa vaga precisa ser preenchida, e candidatos não irão faltar.

A morte de Barry é o primeiro acontecimento do livro, o que não nos afeta em nada, afinal, não temos nenhum laço sentimental com os personagens da história, mas com o passar da história percebemos que não somos os únicos a passar por isso com tanta facilidade, mas também podemos perceber quem realmente sofreu com esse acontecimento. Com o passar do tempo começamos a nos apegar mais ao personagem. J.K. é conhecida por seus personagens marcantes e posso afirmar que em Morte Súbita a história não diferente.



O livro que foge completamente do mundo de fantasia criado pela autora em Harry Potter com certeza superou as minhas expectativas, o livro trata de assuntos atuais, tais como corrupção, falsidade, bullying, adolescência, problemas familiares e acima de tudo política. O livro que gira quase todo em volta da política, pode agradar os antigos fãs do bruxinho mas também pode não agradar tanto os fãs mais novos.

Em alguns momentos senti que Rowling estava tentando provar que não era apenas uma escritora de livros infantis, pois o uso de palavrões no livro e bem constante, e não são quaisquer palavrões, são palavras bem chulas mesmo, sem contar que temos algumas páginas que contém palavrões em praticamente todas as linhas, mas nada que vá tirar a qualidade do livro.

Se preparem para páginas repletas de segredos, intrigas, algumas boas risadas e muito sofrimento, afinal, J.K. acionou novamente o seu instinto serial killer e matou alguns personagens que mais me conquistaram.

O livro me agradou muito, tanto na história, quanto na diagramação, escolha de folha, fonte e etc, mas algo que não me agradou muito foi a capa, pois ao mudar o título do livro e manter a mesma capa não fez muito sentido e meio que perdeu a ligação.

O livro conseguiu me fazer colocar minha varinha de lado e me conquistou completamente, por isso acabou levando cinco caveirinhas.


6 comentários:

  1. AAAAAAAAAAAh seu chato só por que eu quero ler :CCC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu recomendo que leia, sério, foi minha segunda melhor leitura do ano, não sei porque resolvi fazer a resenha quase 5 meses depois da leitura.

      Excluir
  2. OMG..
    Acredito ser a primeira resenha do livro que eu li, e.. Adorei <3
    Agora, mais do que nunca, quero comprá-lo, lê-lo, tê-lo pra miiim :)

    Sua segunda melhor leitura do ano. Qual foi a primeira até agora?!

    Beijos, Lu
    http://luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AHHH, ainda bem que gostou, afinal foi a minha primeira resenha literária.

      Com certeza a Culpa é das Estrelas foi minha melhor leitura do ano, ainda não aceito que um livro perfeito desse seja tão pequeno.

      Excluir
  3. Estou completamente dividida com esse livro. Meu namorado me deu uma vale presente para comprar livros, e estou em dúvida entre usar com Morte súbita, ou não.
    Eita indecisão!!
    A sua foi uma das únicas resenhas que realmente elogiaram o livro.
    O engraçado é que ou as pessoas odiaram, ou gostaram pra valer. E agora???
    aahahuaha

    Mesmo assim, ótima resenha!!!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acredito que as pessoas que odiaram o livro provavelmente estavam esperando alguma ligação com os livros do Harry Potter. Mas ao contrário dos livros do bruxo, Morte Súbita te traz uma história muito mais madura e com uma escrita muito mais madura, e por isso pode ter desagradado uns ou outros.

      Excluir

 






© TALKING ABOUT EVERYTHING 2012 - 2013 | DESIGN POR WELLYSON GOMES | POWERED BY BLOGGER