Eu Li #14 - Cidade Do Fogo Celestial



Autor(a): Cassandra Clare
Título Original: City of Heavenly Fire: The Mortal Instruments
Série: Os Instrumentos Mortais
Volume: 6
Editora: Galera Record
Páginas: 725
Sinopse: Enquanto seu povo se estilhaça, Clary, Jace, Simon e seus amigos devem se unir para lutar com o pior Nephilim que eles já encararam: o próprio irmão de Clary. Ninguém no mundo pode detê-lo — deve a jornada deles para outro mundo ser a resposta? Vidas serão perdidas, amor será sacrificado, e o mundo mudará no sexto e último capítulo da saga Os Instrumentos Mortais.

Aviso de possíveis spoiler para quem não leu Cidade Das Almas Perdidas

Esqueça tudo o que você já leu durante sua jornada através do mundo dos Caçadores de Sombras, em Cidade do Fogo Celestial nós somos apresentados a uma nova Cassandra e a uma versão amadurecida de todos os personagens.

Nessa nova jornada, acompanhamos um Jace já liberto de sua ligação com Sebastian, mas que em contrapartida carrega em suas veias o Fogo Celestial, uma arma poderosa quando controlada e ainda mais poderosa quando fora de controle.

Do outro lado temos Sebastian, portador do Cálice Infernal e que está invadindo institutos e sequestrando Caçadores de Sobras para aumentar o seu exército sombrio.

Para não fugir muito do que estamos acostumados, a Clave tenta criar uma estratégia para impedir todos os planos de Sebastian mas ignora todas as dicas e ideias de quem já conviveu e conhece por dentro a mente do psicopata.
Carta da corte Faerie para o Instituto de Los Angeles


Logo no início do livro somos apresentados à quantidade considerável de novos personagens, que com muita facilidade confundiu completamente minha cabeça. Sinceramente, foi tanto personagem brotando do nada que ao chegar ao fim do prefácio eu não consegui lembrar o nome de mais que dois ou três.
Esses personagens estarão presentes na próxima trilogia da autora, que se passará após os acontecimentos de Os Instrumentos Mortais.

Algo que não poderia deixar de comentar é o avanço em termos de escrita que a autora teve durante o decorrer dessa série. Em Cidade do Fogo Celestial temos uma escrita muito mais madura, dinâmica e muito menos cansativa. Não que os livros anteriores fossem compostos por uma leitura maçante, mas em certos pontos se tornavam cansativos. Isso já não é algo presente no ultimo volume da série, então diga adeus à todos aqueles momentos insuportáveis dos monólogos de Clary.
Mesmo com essa maturidade na escrita, o livro ainda consegue ser um dos mais engraçados, se não o mais engraçado da série.

Após ler esse livro pude afirmar com todas as letras que autora sabe muito bem como finalizar uma série, afinal, esse já é o segundo desfecho e não perde de maneira alguma para o fim de Cidade de Vidro. Cassandra conseguiu dar um ponto final em todas as brechas presentes na história, mas ao insistir em nos introduzir ao mundo de The Dark Artifices, temos a impressão de que a obra não é um fim de um ciclo, apenas uma vírgula em um história sem fim.


Os Instrumentos Mortais foi uma série que me conquistou de uma maneira incrível e que não foi nada fácil pensar em me despedir dela, porém Cassie conseguiu superar todas as minhas expectativas e finalizou esse ciclo com maestria. Por isso leva as cinco estrelas e um lugar especial na minha estante.

0 comentários:

Postar um comentário

 






© TALKING ABOUT EVERYTHING 2012 - 2013 | DESIGN POR WELLYSON GOMES | POWERED BY BLOGGER